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Compra e Venda de Casa

O Profissional Imobiliário - Técnica, Serviço, Competência

A consultoria imobiliária é um serviço prestado por profissionais qualificados, que oferecem suporte e orientação a clientes interessados em comprar, vender ou arrendar imóveis. Pretendemos que os nossos consultores adquiram o conhecimento basilar sobre a atividade e sobre o mercado imobiliário de forma a serem capazes de prestar o melhor serviço, informado, preciso e atualizado aos seus clientes, auxiliando-os em todas as etapas do processo de negociação.


1. O papel do consultor imobiliário: 

O papel do consultor imobiliário é auxiliar e orientar os seus clientes em todas as etapas do processo de compra, venda ou arrendamento de um imóvel.

Entende-se por cliente:

Na angariação do imóvel: O proprietário | Na consultoria para aquisição: O comprador.

O consultor imobiliário deve ter conhecimento especializado do mercado imobiliário, das leis e das normas que regem as transações imobiliárias, bem as características do mercado e as especificidades dos imóveis em mediação.

O consultor imobiliário tem como principais responsabilidades identificar as necessidades e desejos dos clientes para lhes  apresentar opções viáveis dentro das características de imóveis que satisfaçam as suas necessidades. Deve saber orientar sobre o financiamento do imóvel, sobre custos, documentos necessários , eventuais taxas e responsabilidades do processo e realizar a organização do processo burocrático, processual.  Tem também de possuir conhecimentos sobre multimédia e as melhores técnicas para promoção do imóvel.

O consultor imobiliário tem que acompanhar  as visitas aos imóveis, saber identificar eventuais problemas estruturais nos imóveis, fazer a negociação entre as partes intervenientes, gerir e reportar para garantir que as condições e vontades dos seus clientes estão salvaguardadas bem como deve estar a parte das leis de forma a garantir que todas as cláusulas dos contratos sejam cumpridas de acordo com o acordado e com a lei em vigor em Portugal (consultar o código civil).

Além disso, o consultor imobiliário também deve ser um bom comunicador e ter habilidades de relacionamento interpessoal para construir confiança e estabelecer um bom relacionamento com os clientes. É fundamental que o consultor imobiliário atue com ética, transparência e profissionalismo em todas as etapas do processo, garantindo a satisfação e confiança dos clientes.


2.  Habilidades e competências do consultor imobiliário:

O sucesso do consultor imobiliário está diretamente ligado às habilidades e competências que tem.

Conhecer o mercado e saber negociar são dois dos aspetos muito importantes, mas também deve ter outras competências essenciais para  destacar no mercado imobiliário e ser bem sucedido. 

Apresentamos algumas das principais habilidades e competências que um consultor imobiliário deve ter:

Comunicação: Ter a habilidade de saber ouvir e comunicar de forma clara e objetiva, deve ser capaz de ouvir as necessidades dos clientes, compreender suas expectativas e fornecer as informações de forma precisa e os dados relevantes sobre os imóveis ou sobre qualquer tema que pretenda esclarecer ao seu cliente. 

Empatia: Saber  estar e colocar-se no lugar do cliente de forma a melhor compreender suas preferências ou necessidades é fundamental para a construção de um relacionamento de confiança. O consultor deve  ser empático e ter interesse genuíno por ele e pelas  expectativas do cliente.

Conhecimento técnico: Ter conhecimento sobre os diferentes tipos de imóveis, bem como sobre as suas especificidades, normas e leis que regem as transações imobiliárias. Nunca deve dar informações sobre as quais não tem as competências ou conhecimento suficientes. 

Negociação: O consultor imobiliário deve ser um bom negociador, capaz de identificar oportunidades e propor soluções que atendam as necessidades de ambas as partes. Para isso, é importante saber argumentar e persuadir de forma eficaz.

Proatividade:  O consultor imobiliário tem que ser proativo e estar sempre em busca de novas oportunidades de negócio. Ele deve ser capaz de identificar tendências do mercado e antecipar as necessidades dos clientes.

Organização: A organização é fundamental para a atividade do consultor, que deve ser capaz de gerir múltiplas atividades e lidar com situações pressão e com vários clientes ao mesmo tempo. É importante ter um bom sistema de fluxo de negócio , de informações e prazos, para garantir que todas as etapas do processo são cumpridas com eficiência.

Flexibilidade: O consultor imobiliário tem que ser flexível e capaz de se adaptar a diferentes situações e clientes. Cada cliente tem suas próprias crenças, experiencias, conhecimento, necessidades e expectativas. É importante que o consultor seja capaz de  atender o cliente de forma personalizada e isenta de qualquer tipo de discriminação.

Ética profissional: a ética profissional é fundamental para o consultor imobiliário, que deve atuar de forma transparente e responsável em todas as etapas do processo. É importante respeitar as normas e leis que regem o mercado imobiliário e garantir a satisfação e confiança dos clientes.