;
Compra e Venda de Casa
Contexto Imobiliário, o preço vai descer?

Contexto Imobiliário, o preço vai descer?

Devo aguardar que os preços desçam para comprar casa?
De acordo com uma análise mais alargada e internacional, na zona euro o BCE (Banco Central Europeu) e algumas consultoras e analistas de investimento imobiliário tendem a estimar uma descida geral de preços, o BCE deu o indicador de descida na ordem dos até 9 %, mas o que é isto quer dizer?

Pelo menos em Portugal o aumento médio de preços no país continua a vigorar. As tendências analisadas pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) apresentaram aumentos muito significativos, preços recorde no segundo trimestre de 2022 uma subida de 13,2%. No entanto, em Lisboa, a aceleração de preços foi menos expressiva que no restante país isto porque as áreas metropolitanas e mais urbanas são também as zonas com maior pressão, mais procuradas, logo são as que têm um parque imobiliário mais escasso e as que sofreram aumentos de preço mais rápido do que no restante país, o que quer dizer que havendo um limite de oferta e um limite de procura, então resta que a curva de subida de preço comece a estagnar ou comece a descer de forma lenta e gradual. De acordo com a resposta e interesse do mercado.

Neste momento em Lisboa, em alguns casos (Porque muito depende do setor /tipo de casas em análise) alguns preços já estão a corrigir muito devido ao rápido aumento exponencial dos preços nos últimos anos devido à falta de oferta no mercado, mas agora estes preços elevados aliados à atual conjuntura económica faz agora com que o leque de compradores disponíveis para adquirir estes imóveis comece a reduzir, ou seja, o mercado começa a selecionar o tipo de compradores capazes de valorizar e pagar o preço pela casa. Residentes nacionais já não terão capacidade/ disponibilidade financeira em muitos casos, alguns não residentes (estrangeiros) já não estão dispostos a pagar tão caro e para outros no caso dos investidores por exemplo também já não compensa comprar a um preço tão elevado pois o preço já não justifica e não dá a rentabilidade necessária. Face ao exposto, para quem precisa mesmo de vender resta esperar e baixar o preço até alguém no mercado pagar. Esta análise é vista mais no mercado regular de habitação, se formos analisar o mercado de investimento para turismo, mercado de luxo por exemplo esta baixa de preço não se está a verificar.

Vender ou comprar? Como estamos num período muito instável económica e politicamente, os mercados estão também dependentes das várias políticas adotadas e de uma forma geral, ninguém quer arriscar em políticas que levam à deflação, pois acarreta riscos muito elevados para a economia e para a sociedade. Lembra-se quando chegou a pandemia? Toda a gente achava que os preços dos imóveis iam baixar e o contrário sucedeu! Por isso, pensamos que o melhor negócio e preço é sempre subjetivo, deve avaliar bem a oportunidade.

Cada pessoa/empresa, cada imóvel e tipo de investimento tem o seu propósito e fim. Logo, a forma de avaliar e analisar um investimento ou oportunidade de venda/compra de um imóvel é muito diferente nos vários cenários. Que devem ser analisados com base em diferentes indicadores, motivações, valores…cada um com planos potencialmente distintos. Para saber qual a melhor opção para si, avalie bem a sua situação primeiro e procure a ajuda de um especialista em consultoria imobiliária.