;
Compra e Venda de Casa
Arrendar um apartamento mobilado ou vazio? Qual a melhor opção?

Arrendar um apartamento mobilado ou vazio? Qual a melhor opção?

A mudança para um novo apartamento representa o início de um novo ciclo. Seja a saída da casa dos pais ou o começo da vida a dois, esse é sempre um momento repleto de expectativas. E mesmo que não seja a primeira vez,  surgem sempre dúvidas que podem atrapalhar o processo. É normal ter receio de tomar decisões erradas nesta fase. Uma das questões mais comuns é sobre qual é a melhor escolha a se fazer entre um apartamento mobiliado ou vazio.

Saiba quais são os pontos positivos de arrendar um apartamento mobiliado

Como já citamos, trocar de casa pode ser desafiante. De acordo com o seu perfil, uma ou outra opção será a adequada, porém existem alguns pontos que devem ser avaliados. O apartamento mobiliado é uma opção para evitar contratempos em diversos aspectos. Um exemplo disso é o arrendamento compartilhado. Se está a pensar em morar com um amigo, talvez seja preferível contornar desentendimentos futuros com a decoração. Mas fique tranquilo! Selecionamos as principais características favoráveis a essa preferência.

1. Economize tempo e dinheiro

Para quem deseja economizar tempo e dinheiro, encontrar um imóvel já pronto para morar é o ideal com tudo já instalado, não é preciso perder horas a visitar lojas de decoração, móveis e eletrodomésticos e assim pode também dispensar a contratação de mão de obra para executar as instalações.

Também tem que considerar que: cama, roupeiro estantes, balcões, eletrodomésticos em geral, entre outros, têm um custo elevado. Se a necessidade for repentina, é quase impossível arcar com todo esse investimento. Não há reserva financeira que aguente! Nesses casos, selecionar um apartamento mobiliado é a opção mais prudente.

2. Agilidade na mudança

Ir para outro apartamento, por si só, já é um processo repleto de inseguranças. Por esse e outros motivos, é sempre bom descomplicar onde for possível. Lidar com uma grande mudança, sempre que troca de casa, pode ser um fardo. Ao preferir um apartamento mobiliado, evita desgastes com transportadoras e até danos aos seus bens. Quando precisar ir para um outro local, basta organizar seus itens pessoais.

3. Ideal para quem deseja morar num imóvel por um curto período

O arrendamento é uma ótima possibilidade para quem procura  flexibilidade. Imagine que precisa de morar temporariamente noutra cidade, para fazer um curso importante ou para uma deslocação profissional, Sabendo que a nova morada é apenas provisória, não faz sentido optar por uma alternativa sem mobília ou equipamento.

É realmente mais fácil morar num apartamento mobiliado, além de simplificar no início do contrato, fica mais simples também seguir os seus planos e iniciar novos ciclos. Aquando da entrega das chaves é mais fácil sair sem preocupações com a mudança e transporte de moveis eletrodomésticos e equipamentos.


Conheça as desvantagens de arrendar um apartamento mobiliado

Nem tudo é fácil quando o assunto é viver onde as coisas já estão ajustadas para receber o novo morador. É indispensável conhecer quais são os aspectos menos positivos de viver num apartamento mobiliado.

Para saber se é uma boa opção para si veja a seguinte lista:

1. Maior responsabilidade

Como vai utilizar os bens do proprietário, o cuidado deve ser redobrado. E se cuidar do que é seu já dá trabalho, imagine zelar pelo que pertence a outra pessoa! Se algum eletrodoméstico, mobília ou equipamento se estragar por mau uso, será da sua responsabilidade arcar com os custos da reparação. Em resumo, o inventário do apartamento mobiliado é maior e a vistoria é mais rigorosa.

2. Menos liberdade para personalizar os ambientes

Normalmente, os móveis que já estão no apartamento possuem pouca personalidade. Apesar de parecer ser uma oportunidade de inserir objetos decorativos com a sua cara, é uma situação que acaba por limitar a personalização. Isso ocorre porque nem tudo é possível modificar quando se é inquilino.

Até mesmo as pequenas intervenções, como pendurar quadros na parede, podem gerar grandes preocupações no futuro, as marcas nas paredes não podem ficar visíveis e quando devolver o imóvel, será necessário reparar. Este é apenas um exemplo de situação que pode criar desconforto e investimento de tempo no final do contrato de arrendamento. Portanto, personalizar um apartamento mobiliado ao seu gosto, muitas vezes não vale a pena.

3. Necessidade de reparações ou substituições

Além dos tópicos acima, tenha consciência que outras pessoas já moraram no apartamento. Nem sempre irá encontrar os móveis e equipamentos em perfeito estado, isso acontece por falta de cuidado ou até mesmo desgastes naturais. O imóvel pode ficar meses vazio e algumas irregularidades podem aparecer, é por isso que, ao visitá-lo, é essencial prestar atenção em cada detalhe, observando os possíveis danos. Se, por fim, optar por o arrendar, lembre-se de registrar tudo no contrato.

Afinal, qual é a melhor opção?

Depende! Infelizmente, não há uma resposta certa para essa dúvida. De acordo com o seu momento de vida, o apartamento mobiliado é uma escolha coerente ou não. No artigo de hoje, destacámos diversos pontos para o ajudar na hora de decidir. Leve-os em consideração e lembre-se que não é necessário passar por isso sozinho. No processo, uma imobiliária de confiança pode ser o seu braço direito e orientá-lo corretamente. Para conhecer mais sobre o arrendamento de imóveis, direitos e deveres de inquilinos e proprietários ou ter acesso a outras dicas, continue a acompanhar o nosso blog.