;
Compra e Venda de Casa
5 Dicas Para Proteger a sua Casa Contra Inundações

5 Dicas Para Proteger a sua Casa Contra Inundações

A chuva  já chegou!

Entre Outubro e Fevereiro é a altura do ano que em Portugal chove com maior intensidade, são cerca de 3 meses de chuva e apesar de a maior parte do ano o Sol ser mais predominante, deixamos 5 dicas para proteger a sua casa contra inundações e chuvas intensas.

Segundo a Agencia Portuguesa do Ambiente existem 71 zonas com alto risco de inundação em Portugal continental. As Cidades com maior probabilidade de ocorrerem situações criticas são as seguintes: Alcobaça, Vila Real de Santo António, Espoende, Braga, Chaves, Figueira da Foz, Torres Vedras e Lourinhã. No que respeita as zonas mais frágeis são a zona Oeste, a zona do Tejo e as regiões do Mondego e Vouga.

Apesar de ser no final do ano que a temporada de chuvas é mais intensa, os estragos causados pelas tempestades podem ocorrer em qualquer época. E, apesar de ser um grande desafio, já que não se pode controlar a força da natureza, é possível tomar alguns cuidados para evitar que inundações danifiquem habitações e espaços comerciais


Veja as 5 dicas que sugerimos para prevenir e proteger os seus bens e a sua família.

1-Conheça bem a região e local onde está a sua habitação.

Terrenos rebaixados e apartamentos rés-do-chão e caves são propícios a inundações, já que as chuvas que chegam às partes mais altas atingem tais áreas depois de um certo tempo. Nesse caso, o perigo pode ser ainda maior devido à força da deslocação da água e aos detritos que podem ser arrastados pelo caminho.

Por isso, é essencial explorar e conhecer as redondezas de sua residência para saber as condições do local em que o empreendimento se encontra.


2-Verifique se existem telhas rachadas ou fissuras no isolamento da cobertura ou telhado.

Verifique com regularidade se não estão obstruídos os algerozes ou ralos, do escoamento de água do telhado, algo tão simples como tirar umas folhas,  pode evitar que a água entre na sua habitação,



3-Instale sistemas de drenagem e aproveitamento de aguas da chuva.

Ao instalar um sistema de captação de águas da chuva, além de nao subcarregar os sistemas municipais de águas pluviais ou fossas próprias, pode ainda poupar, pois poderá utilizar a agua captada para lavagens e regas de jardins e plantas


4-Faça a sua parte

A produção de lixo é um dos principais fatores que levam a problemas ambientais e prejudicam o escoamento da água da chuva. Por isso, cada cidadão precisa adoptar medidas para evitar inundações causadas pelo acúmulo de resíduos sólidos nas ruas, por exemplo se a zona da sua residência não tem recolha de lixo todos os dias, não deixe o lixo na rua de um dia para o outro ventos e chuvas poderão facilmente espalhar lixo pelo chão e entupir sarjetas e e esgotos municipais.


5-Invista em Tecnologia

É possível por um custo  acessível adquirir tecnologia para ajudar a  evitar danos causados por inundações Um sensor de inundação pode ser adquirido por cerca de 20€ e, mesmo que não esteja em casa vai receber um alarme no seu telemóvel bastando ter uma ligação à internet. Caso queria investir um pouco mais, pode também adquirir uma válvula de segurança inteligente e caso a inundação seja originado pelo sistema de abastecimento de agua da habitação, a válvula inteligente assim que o sensor de inundação der o alerta irá fechar, estando ou não em casa com ou sem ligação à internet. Para mais informações dicas e noticias sobre casas inteligentes, fique atento ao nosso Blog, brevemente sairá um artigo sobre o tema.